top of page

Ementas

Engenharia de Operações Financeiras

Operações financeiras: conceito e parâmetros; capitalização contínua e discreta; taxas de juros; capitalização composta; desconto racional e bancário; séries uniformes, diferidas e variáveis; perpetuidades; sistemas de depreciação e amortização; índices, inflação e correção monetária.

Análise Avançada das Demonstrações Financeiras

Demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstrativo do Fluxo de Caixa; Análise Horizontal e Vertical; Análise por índices: Liquidez, estrutura, endividamento e rentabilidade; Modelo Du-Pont; Análise e elaboração de relatórios financeiros; relatórios CVM; Indicadores financeiros utilizados pelas agências de rating;  Modelos de insolvência.

Análise de Investimentos e Viabilidade de Projetos

Macroeconomia e Análise Econômica

Orçamento

Empresarial

Análise macroeconômica e decisões de investimento; Fluxo de caixa de projetos; Projetos de expansão, substituição e modernização; Técnicas de orçamento de capital: VPL (VPC), TIR, TIRM, IBC, Payback; Perfis de VPL; Projetos com vidas desiguais e alternativos; Estrutura básica de projetos de viabilidade; Project Finance; Roteiros de financiadores e intermediadores. Logical Framework do Banco mundial.

Controladoria

Controller: Definição, pré-requisitos e responsabilidades; Objetivos e funções básicas do Controller no Planejamento. Princípios norteadores. Controladoria: funções e atribuições. Requisitos básicos para o desempenho da função. Missão e finalidade da Controladoria.  Atividades desenvolvidas pela Controladoria em parceria com a Diretoria Financeira.

Contabilidade de resultados (Teoria das Restrições);  Gestão da Qualidade e Tecnologia da Informação (ISO 9000, Reengenharia, Benchmarking, Troca eletrônica de documentos (EDI), Banco de dados (Data Warehouse); Balanced Scorecard.

Globalização e competição: o indivíduo, a empresa e a nação no mercado; Canais de transmissão da política monetária: juros, riqueza, câmbio e crédito;  equilíbrio de mercado; modelo keynesiano e clássico; crédito direcionado: imobiliário; BNDES; rural; crédito livre; ofertas de crédito no Brasil: características, prazos e volume; crédito internacional; títulos de dívida nrasileiros; Avaliação de risco: Agências de ratings, critérios, risco Brasil. 

Finanças Comportamentais

Metodologia de Pesquisa em Finanças

Planejamento Tributário e Fiscal

Gestão e Análise

de Risco

Compliance  e Governança Corporativa

Gestão e Financiamento do Capital de Giro

Teoria da Utilidade e comportamento racional (teoria clássica). Teoria do Prospecto. Racionalidade limitada. Os vieses cognitivos: excesso de confiança; otimismo; representatividade; perseverança; ancoragem; disponibilidade.  Estrutura do argumento. Aversão à ambiguidade. Bolhas especulativas.

Conceito e classificação; Estruturação e organização do processo orçamentário; Planejamento estratégico, administrativo e operacional; Peças orçamentárias: vendas, suprimentos, despesas, pessoal, capital e caixa; Projeção de demonstrações financeiras; Elaboração, aprovação, divulgação, acompanhamento e controle; O orçamento como ferramenta de apoio a estratégia e a interatividade.

O papel da ciência. Métodos indutivo e dedutivo na construção de Projetos de pesquisa. Classificações da pesquisa: objetivo; abordagem; procedimento. Amostra e processo de amostragem. Coleta e tabulação de dados.  Métodos para redação de artigos técnicos e científicos.

Regimes de escrituração fiscal; tributos por esfera e natureza empresarial; incentivos fiscais; compensação de tributos; encargos sociais na composição da tributação simplificada e não simplificada; substituição tributária; planejamento tributário e fiscal.

Conceito e identificação dos recursos de curto prazo; Ciclos empresariais: operacional, financeiro e econômico; Contas a Receber: índices de atividade, investimentos em recebíveis, estratégias e políticas de crédito, crédito empresarial, políticas de cobrança; Administração de estoques; Administração de caixa: caixa operacional e não-operacional, fluxo de caixa livre, fluxo de caixa e valor da empresa; Passivos espontâneos e onerosos e principais linhas de financiamento de curto prazo no Brasil; Estratégias e custos de financiamento do capital circulante; Necessidade de Capital de Giro Líquido.

Conceito e tratamento probabilístico do risco; Teoria de Markowitz: otimização de carteiras, fronteira eficiente, teoria da utilidade; Modelo de Precificação de Ativos de Capital (CAPM): beta total e beta de mercado; risco sistemático e não-sistemático;  equação de Hamada e a alavancagem do risco; betas cross-sections; Método de Precificação por Arbitragem (APT); Value at Risk (VAR).

Auditoria das Demonstrações Financeiras

Aspectos conceituais; tipos de Auditoria; Responsabilidade do Auditor Externo e do auditado;  Ética e Postura Profissional do Auditor; Entidades relacionadas com as normas contábeis e de auditoria. Processo e Procedimentos de Auditoria – Ativo e Passivo Circulante e Não Circulante; Demonstrações Contábeis Auditadas, Papéis de Trabalho e Programas de Auditoria; Pareceres de Auditoria. 

A Economia dos Custos de Transação (ECT): racionalidade limitada e comportamento oportunístico. Relação da ECT e Teoria da Agência; Assimetria informacional; Custos e relações de agência; stock options; Teoria dos Contratos; Fundamentos, processo e prática de Governança Corporativa; Estrutura, valores e poder. Conceito e Programa de Compliance.

Gestão Estratégica de Custos e Preços

Estrutura e

Custo de Capital

Mercado Financeiro

e de Capitais

Derivativos Financeiros

Conceituação e gestão de custos nos negócios; Sistemas de custeamento; Análise marginal e os pontos de equilíbrio: operacional, econômico e financeiro; Alavancagem operacional e financeira; Análise de sensibilidade; Estratégias e modelos de formação de preços: Markup, custo pleno, custo marginal.

Conceitos de custo e estrutura de capital; custo dos componentes de capital: dívida, ações preferenciais, ações ordinárias; Custo Médio Ponderado de Capital (WACC); Custo marginal de capital; Perfil das oportunidades de investimentos e pontos de ruptura; Teoria sobre Estrutura de capital: Proposições I e II de Modigliani e Miller e Estrutura ótima de capital; Teoria da Ordem Hierárquica; Teoria de Política de dividendos: payout e recompra; O efeito das políticas de dividendos nos preços das ações.

Conceituar e classificar os derivativos; Evolução histórica e o panorama do mercado de derivativos; Participantes e a estrutura dos mercados derivativos; Operações com derivativos; Modelos de precificação de opções: binomial e Black-Scholes; Derivativos sobre ações e futuros; Operações de hedge; Regulamentações Internacionais e brasileiras sobre operações com derivativos.

Sistemas financeiros e estrutura dos mercados de capitais; Eficiência dos mercados de capitais; Instituições Financeiras: Definição Legal e Econômica; Estrutura atual do Sistema Financeiro Nacional e principais instituições; Política Monetária - Indexadores Financeiros: de preços, de juros e de moedas; Intermediários e instituições auxiliares do mercado de capitais; Sistemas de negociação, custódia, compensação e liquidação e impactos nos custos de transação do mercado de capitais; Ambiente macroeconômico e institucional, regulamentação e tributação; Internacionalização dos mercados de capitais.

Avaliação de Empresas, IPOs e Reestruturações

A Bolsa de Valores e a abertura de capital. Ofertas Públicas Iniciais: Regulamentação CVM, Prospectos preliminares e definitivos, Marketmaker, Bookbuilding; Reestruturações; Avaliação de empresas; Fundamentos: Fluxo de Caixa Livre para a Empresa e para o Acionista, taxa de reinvestimento e taxa de crescimento; Modelos: Fluxo de Caixa Descontado, Fluxo de Dividendos Descontados, EVA, Patrimonial Contábil, Avaliação Relativa; Regulamentação CVM; Laudos de avaliação.

bottom of page